Página inicial
Receitas
Livros - Vídeos
Links
Mapa do Site
E-mail
Umidade
pH - Controle
Contaminantes
Incubadora
Pós-colheita
Sua experiência
Ágar - preparo
Inóculo em Grãos

Composto em Serragem

Cultivo em Restos Vegetais

Cultivo em Toras
Conservação das Culturas
Cultivo de Comestíveis
Cultivo de Medicinais

Fluxograma

Esterilização
Lista de Espécies
Como Comprar
Fotos 1
Fotos 2
Fotos 3
Fotos 4
Incubadora de Isopor

 

Incubadora Caseira


Nos dias frios ,onde a temperatura ambiente é muito baixa , devemos utilizar uma incubadora com temperatura controlada. A função da incubadora é manter a temperatura na faixa ideal de crescimento do mícelio dos cogumelos. Essa temperatura se situa em torno de 25ºC à 30ºC, dependendo da espécie de cogumelo.

A construção que sugiro , utiliza poucos componentes muito fáceis de se encontrar no comércio:

Lista de Componentes Necessários

1) Uma caixa de isopor com tampa.

2) Um soquete para lâmpada incandescente.

3) Uma lâmpada incandescente de baixa potência (15 Watts).

4) Uma ventilador de 12 Volts para computador.

5) Uma fonte de alimentação de 12 Volts para o ventilador.

6) Um termostato de aquário para controle da temperatura.

7) Um recipiente plástico pequeno para água.

8) Um termômetro para controle da temperatura.

9) Um conector T (Benjamin).

O esquema elétrico deve ser feito da seguinte forma:

O plug do termostato de aquário vai ligado na tomada. Na saída do termostato ligar o conector T. Nesse conector T ligar a lampâda incandescente e a entrada da fonte de 12 Volts . A saída da fonte de 12 Volts alimentará o ventilador.

A função do ventilador é promover uma rápida homogenização do ar aquecido no interior da caixa de isopor. A lâmpada atua como fonte de calor e deve ser montada longe das paredes da caixa de isopor.

O termostato de aquário deve ser regulado para manter a temperatura desejada. Para que regule a temperatura mais adequadamente devemos retirar o tubo de vidro do termostato de forma a deixar o termostato exposto diretamente ao ar do interior da caixa. Nesse caso devemos ter muito cuidado para não tocar as partes metálicas do termostato e evitar choques elétricos. Para evitarmos os choques , toda vez que mexermos no interior da caixa devemos desconectar o plug do termostato da tomada.

O funcionamento se resume no seguinte :

Com a caixa de isopor fechada e quando a temperatura do interior desta desce abaixo da regulagem do termostato de aquário , este fecha os contatos e liga juntos a lâmpada e a fonte de 12 Volts. A fonte de 12 Volts aciona o ventilador. O ventilador circula o ar aquecido pela lâmpada , fazendo com que a temperatura do interior da caixa se eleve e se homogenize. Ao chegar no ponto de regulagem do termostato , este desliga , desligando junto a lâmpada e o ventilador.

Devemos colocar um pequeno vasilhame com água junto às culturas em crescimento para se manter um teor de umidade no interior da caixa de isopor . Essa água evitará o ressecamento da parte superior do material em incubação no interior dos frascos (spawn em grãos ou composto em serragem, por exemplo).

Fazer um furo para passagem do corpo do termostato em um dos cantos da caixa de isopor. Colocar a lâmpada e o ventilador no outro lado da caixa. Fazer furos para passagem dos fios da lâmpada e do ventilador. Fazer também um furo para passagem do termõmetro próximo ao termostato de aquário.

Com uma caixa de isopor maior será possível prender o ventilador no teto da caixa , deixando livre a parte inferior interna da caixa para acomodar os frascos de cultura. Clique no link abaixo e veja uma foto dessa incubadora:

Foto