Página inicial
Receitas
Livros - Vídeos
Links
Mapa do Site
E-mail
Umidade
pH - Controle
Contaminantes
Incubadora
Pós-colheita
Sua experiência
Ágar - preparo
Inóculo em Grãos

Composto em Serragem

Cultivo em Restos Vegetais

Cultivo em Toras
Conservação das Culturas
Cultivo de Comestíveis
Cultivo de Medicinais

Fluxograma

Esterilização
Lista de Espécies
Como Comprar
Fotos 1
Fotos 2
Fotos 3
Fotos 4
Cultivo de Pholiota nameko

 

Pholiota Nameko


Procedimento

Para o cultivo do cogumelo Nameko o procedimento mais usado é o do cultivo em toras de eucalipto pois este cogumelo apresenta boa produtividade quando cultivado em toras. Pode ser cultivado em serragem também, podendo-se usar até 15 % de farelo de arroz em relação à serragem

Este cogumelo apresenta um chapéu de cor marrom alaranjada , com diâmetro de 2 a 5 cm recoberto por uma grossa camada gelatinosa, transparente e adesiva e com pé de 1 cm de diâmetro. As lamelas são levemente amareladas , ficando marrons com o amadurecimento dos esporos. Os esporos são de cor marrom. Apesar do aspecto , essa camada gelatinosa desaparece depois de ser cozido e preparado para consumo. É muito exigente com relação a umidade da tora e do ambiente, que devem ser altas .Nota-se que a tora de eucalipto só produz uma única vez, pois fica tão apodrecida que se quebra e descasca com facilidade além da casca permanecer muito mais úmida do que o Shiitake , por exemplo.

 

VALORES DE PARÂMETROS PARA REFERÊNCIA (em serragem)

 

Inóculo - feito com serragem. Usar 1% sobre peso úmido de substrato.

Incubação : Incubar a 23ºC em ausência de luz. Dura cerca de 20 dias

Fase de amadurecimento do micélio : Temperatura ambiente 18-20ºC por cerca de 50 dias.

Indução dos primórdios : Temperatura ambiente 10-16ºC , umidade relativa de 98-100% ,com luz e muita aeração, durando em torno de 7 a 10 dias.Importante manter a umidade relativa próxima de 100% para evitar a morte dos primórdios.Forma-se inicialmente uma camada gelatinosa alaranjada na superfície do composto para depois emergirem os primórdios sobre essa camada.Cortar a boca do saco plástico deixando uma sobra de 7 a 10 cm acima do composto para que se forme uma espécie de parede em volta da superfície do composto.Esta parede ajuda a preservar a umidade auxiliando na formação dos primórdios.Se for produzido em frascos de vidro , apenas retitar a tampa e aplicar as condições para indução dos primórdios.Para uma segunda frutificação, raspar a camada superficial do composto com um garfo desinfetado com álcool e submeter às condições de indução de primórdios novamente, até que se forme a camada gelatinosa alaranjada novamente.

Frutificação : Temperatura ambiente :13-18ºC, com umidade relativa de 90-95% com luz suave e boa aeração.Dura cerca de 5 a 8 dias .Entre uma frutificação e outra , manter o substrato bem úmido.

 

Voltar para Página - Cultivo de Comestíveis